Sinceridade. Bom? Ruim? Depende?
De acordo com o Dicionário Aurélio:
s.f. Qualidade daquilo que é sincero; franqueza, lisura de caráter: a sinceridade é uma virtude preciosa. / Palavras, propósitos sinceros: perdoe a minha sinceridade.
Ser sincero com o próximo ou até consigo, não é tão corriqueiro como deveria ser. Claro, que hoje é praticamente impossível ser sincero com tudo e com todos. Na maioria das vezes não o fazemos para não "ferir" o sentimento alheio. Uma roupa inadequada, um elogio, uma atitude, um erro gramatical. Quantas vezes diante de questões diversas, como essas citadas, não somos francos com quem nos questiona? Mas insisto em dizer que a culpa não só de quem não responde.
Não entendo como, onde, porquê as pessoas perguntam querendo uma opinião e não são tão receptivas se o que ouvem não é o que gostariam de ouvir. "-Essa roupa ficou boa? -Tá linda!" Quando na verdade deveria ser: "-Não. Vc nao acha melhor usar algo como..." Nãão. Assim você CHATEIA a pessoa! Então por que ela perguntou?
Quase sempre que estou com meus amigos, ouço que eu sou muito sincero. Questiono se não ajo corretamente. E me dizem que eu sou demais.
Sinceramente, não me acho sincero demais.Só respondo o que me perguntam verdadeiramente.
Discuti esse assunto com a seguinte conclusão: Se não sou sincero, sou falso. Foram totalmente contra mim alegando que não ser sincero era só uma forma de deixar o outro feliz, caso a verdade não o deixasse. Eu ainda não consigo compreender isso. Pode ser até exagero considerar isso como falsidade, mas é o mais próximo que chega.
Uma grande amiga, das poucas e melhores, colocou um piercing no nariz e me perguntou o que eu achava. Disse que tava legal, mas eu achava (e acho) piercings muito "modinha". Diferente do que ela é, uma pessoa incrível com personalidade autêntica. Disse assim. Ela mesmo não ficou chateada, até porque ela é quem mais me diz que sou sincero excessivamente, mas outra pessoa depois, me repreendeu por ter falado aquilo.
Essa amiga sabe, que eu falei não por tentar agredi-la ou diminuir a sua conquista, era só o que eu penso a respeito.
Esse foi só um exemplo. Mas poderia inumerar vários nesse post. Vários acontecimentos pessoais de que, minha sinceridade afetou, agrediu alguém.
Tenho que falar o que a pessoa quer ouvir? Por que não posso responder francamente algo que me perguntam?
Eu chego até perguntar antes de responder algumas pessoas: "Digo a verdade, ou continuamos sendo amigos?" rsrs.
E você? O que está achando do meu blog? Seja SINCERO!
Sejam Bem Vindo Heldinho no mundo Blogueiro!
ResponderExcluirA sinceridade deve sempre seguir como uma correção fraterna, mas sempre devemos estar atentos no nosso jeito de falar ou até comentar. A correção fraterna nos impulsiona, mas o julgamento nos paralisa.
Seu blog está muito bom, estou sendo sincero. Prossiga meu irmão, conte comigo pra isso!
Lucas Gui
http://aomeuamigo.blogspot.com/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Digo a verdade, ou continuamos amigos"?! Brincadeirinha, rs.
ResponderExcluirMeu amigo,
vou dizer por mim: em alguns momentos a sinceridade fere nosso ego e aquela vaidade que todo ser humano tem, mas lutar contra essas fraquezas é também uma forma de crescer. O que não podemos é confundir sinceridade com "transparência"! Eu posso ser transparente com você, mas medir minhas palavras por receio de afetar algum trauma que você tenha guardado.
Enfim, admiro quem consegue conciliar transparência com sinceridade, isso é uma arte!
Um beijo, saudade! E BEM VINDO AO MUNDO DOS BLOGUEIROS, rs!
Ei, amei ser a madrinha do blog =D
ResponderExcluirSinceridade é fundamental, quando faz o outro crescer. Sinceridade demais pode ferir, sinceridade de menos pode machucar, afastar.Seja você. SEMPRE! Seja amigo, seja cuidadoso. Seja sincero. Seja equilibrado. Muito bem vindo.
Millú